Enraizar a MMM e fortalecer as regiões são alguns dos objetivos da próxima Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, em Dourados (MS), nos dias 10 e 11 de outubro. A proposta é fortalecer a defesa dos “territórios das mulheres”, que são compostos por seu corpo, pelo lugar onde vivem, trabalham e desenvolvem suas lutas, suas relações comunitárias, sua história. Durante a ação será construído um mapa das resistências das mulheres e outro com as alternativas feministas.
No Brasil, diferente de outros momentos em que as mulheres de todos os estados se reuniram em uma ação comum, a ação de 2015 está descentralizada. A Ação em Dourados reunirá as marchantes da região Centro Oeste do país, e cerca de 150 mulheres da região debaterão o tema “Feminismo em Defesa dos Territórios e contra as Violências”. O impacto do agronegócio na vida das mulheres e a resistência e luta dos povos indígenas Guarani-Kaiowá contra o extermínio de sua população e pela demarcação dos seus territórios serão as principais pautas abordadas na ação.
Temos como objetivo central a construção de uma plataforma política de superação das dificuldades e desafios relatados na região, por meio do fortalecimento da organização das mulheres em todas as suas realidades. O encontro se encerrará com um ato público no domingo à tarde que pretende chamar atenção da população para a violência causada pelo agronegócio.
Local: Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação em Dourados – SIMTED
Rua Maria da Glória, 670 – Vila Industrial, Dourados – MS