Por Coletivo de Comunicadoras
Esta terça-feira (9) é o último dia do 3º Encontro Nacional da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) “Nalu Faria”, realizado em Natal (RN), entre 6 e 9 de julho de 2024. A última manhã do evento teve início com uma discussão coletiva sobre a organização do movimento. O debate dá continuidade aos diálogos realizados na manhã da segunda-feira (8), quando uma mesa sobre os princípios organizativos do movimento antecedeu um debate, realizado em cinco grupos, sobre a organicidade da marcha.
A mesa “Organização da Marcha Mundial” foi conduzida por Gabriele Sousa, do Rio Grande do Norte, e Miriam Nobre, de São Paulo. A socialização das discussões respondeu à pergunta: “Como as experiências organizativas da MMM nos territórios são capazes de responder à conjuntura?”
Foram compartilhadas diversas experiências de organização da Marcha nos estados como o chamado “café com feminismo”, as cozinhas solidárias, hortas coletivas, feiras, entre outras. Em todos os grupos, as militantes destacaram, principalmente, a força das ações permanentes para enfrentar os governos autoritários em nível local, estadual e nacional.
Foi citada a importância do fortalecimento da economia solidária e agroecologia, vistas como alternativas reais e possíveis que as mulheres constroem no dia a dia como respostas concretas ao sistema capitalista. Conversou-se sobre a batucada feminista como instrumento formativo para o feminismo, que eco as lutas das mulheres. Também foi apontada a necessidade de realizar mais encontros presenciais para debate de conjuntura, para formação e socialização. Além disso, falou-se da ampliação da experiência do Coletivo de Comunicadoras da MMM nos estados. Por fim, reforçou-se a importância da atuação nas bases, com uma agenda de transformação da sociedade, sempre em solidariedade e articulação internacionalista e em aliança com movimentos parceiros.
Ao final da discussão, foram chamadas ao palco as mulheres que compõem a Executiva nacional da marcha, e representantes da MMM internacional. Alejandra Laprea, da Marcha Mundial da Venezuela e representante da região Américas no Comitê Internacional (CI) do movimento, falou em nome do CI: “Temos um inimigo em comum: o capitalismo patriarcal colonialista imperialista e racista, e para enfrentá-lo, precisamos caminhar juntas porque juntas somos invencíveis”.
É assim que as mulheres vão encerrando o 3º Encontro Nacional “Nalu Faria”: organizadas, fortalecidas, dando seguimento à marcha feminista.
O Encontro Nacional termina na tarde desta terça-feira (9). Confira como foi a programação completa AQUI e acompanhe a cobertura do evento pela página e redes sociais do movimento.
Instagram: https://www.instagram.com/marchamulheres/
Facebook: https://www.facebook.com/marchamundialdasmulheresbrasil
Twitter: https://twitter.com/marchamulheres