6ª Ação Internacional da MMM em imagens: Confira vídeos com registros das atividades no Brasil
08/09/2025 por @admin

[Página em atualização] ATENÇÃO COMPAS: esta página está em atualização, entre em contato com o coletivo de comunicadoras para a apoio na construção de novos registros ou enviar registros dos estados.
Ao longo de 2025 as marchantes de todo o Brasil estão engajadas nas atividades da 6ª Ação Internacional. São atividades nacionais de formação, plenárias, atividades estaduais e regionais que têm conectado nossas ações locais com a dimensão internacional de lutas do feminismo popular da Marcha Mundial das Mulheres! Em cada canto do país, realizamos atividades de mobilização e resistência, sem deixar de reivindicar nossas proposições por soberania popular e bem-viver, e as comunicadoras da MMM têm produzido diversos registros.
Reunimos estes registros em vídeo:
Setembro
MMM São Paulo divulga vídeo de lançamento do Festival Ocupa Feminista na capital: Nos dias 17 e 18 de outubro, como parte da nossa 6ª Ação Internacional, a MMM São Paulo realizará um festival irreverente, cheio de oficinas, debates, arte, música, e muita luta feminista, as companheiras estão à todo o vapor para uma grande festa! Clique e saiba mais sobre a campanha de financiamento para o festival, com recompensas bem legais para quem contribuir.
Agosto
Em Minas Gerais as mulheres denunciam nesta 6ª Ação Internacional: “Água e energia não são mercadoria! CEMIG esse trem é nosso!”: No Auditório José Alencar, a Comissão de Direitos Humanos da ALMG abriu espaço para uma audiência pública com o tema Economia Feminista a defesa dos bens comuns e contra as privatizações — um encontro de afeto, falas potentes e resistência viva. Clique aqui e leia a noticia no site da MMM.
Ação da MMM Regional Amazônica na 6ª Ação Internacional: Nos dias 23 e 24 de agosto de 2025, mulheres do Pará, Amazonas e Maranhão se reuniram em Mosqueiro – Belém (PA) para a Ação Regional Amazônica da Marcha Mundial das Mulheres. Com o tema “Alternativas feministas e populares para justiça climática e bem viver”, foi um momento de formação, troca de experiências e organização, conectado ao Eixo 1 da 6ª Ação Internacional da MMM: Defesa dos bens comuns contra as empresas transnacionais. Essa ação também fortalece nossa caminhada rumo à Cúpula dos Povos frente à COP 30 e à Marcha Nacional das Mulheres Negras.
Registros das atividades da 6ª Ação Internacional entre os meses de junho e julho: Vídeo produzido para a plenária nacional interna no mês de julho e reúne registros de atividades nacionais e estaduais como: Atividade sobre o eixo de Defesa dos bens comuns no território indígena do Tremembé no Ceará; Formação Feminista e Feira de Economia Solidária Feminista em Pernambuco no eixo Economia Feminista; Ação de rua em defesa da legalização do aborto e denúncia do fechamento dos serviços legais de aborto em São Paulo em diálogo com o eixo Fim da violência contra as mulheres; Além das duas plenárias virtuais nacionais que reuniram mulheres de todos os estados e organizações aliadas.
Julho
Julho das Pretas, rumo a Marcha das Mulheres Negras: No vídeo, reunimos registros das atividades da MMM nos estados em torno do Julho das Pretas 2025, e para seguir aquecendo os tambores para a Marcha Nacional das Mulheres Negras, que acontecerá 25 de novembro em Brasília, também relembramos as contribuições das companheiras Raquel Viana e Gláucia Matos na atividade de formação virtual nacional que rolou em abril deste ano. Clique aqui a leia a notícia sobre a atividade.
Junho
Mulheres de Pernambuco realizam Formação e Feira da Economia Feminista como parte das atividades da 6ª Ação Internacional no estado: Entre os dias 30 de maio e 1º de junho, a MMM PE e o Centro Feminista 8 de Março (CF8) realizaram, em Pernambuco, mais uma turma da Escola de Formação Feminista. Reunimos mulheres do campo, da cidade, do Agreste e da Região Metropolitana do Recife para três dias de muita troca, aprendizado e fortalecimento das lutas nos territórios. no dia 1º de junho de 2025, na Praça 13 de Maio, no Recife (PE), a Feira da Economia Feminista reuniu militantes da capital e da região Agreste de PE. Foi um espaço de mobilização para denunciar o sistema que expropria nossos corpos, nossos territórios e nosso trabalho. Abaixo, três vídeos produzidos pelas comunicadoras pernambucanas. Clique aqui e leia a notícia sobre a atividade.
Maio
Vídeo reúne registros da MMM na 6ª Ação Internacional para plenária nacional em maio: No dia 10 de maio a MMM realizou uma plenária nacional virtual de organização da 6ª ação internacional. A atividade reuniu 165 mulheres de 16 estados do Brasil e contou com a presença de integrantes do CI Américas, Alejandra Laprea (Venezuela), e representantes de 13 movimentos aliados que fizeram intervenções ao longo do encontro. O vídeo reúne registros das atividades de solidariedade feminista internacional com as mulheres saarauís, em fevereiro; as ações de lançamento da 6ª Ação Internacional durante o 8 de março de 2025; e atividades sobre o eixo de defesa dos bens comuns no Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.
Abril
Mulheres da MMM Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba debatem os impactos das energias renováveis no dia 24 de abril – Dia de Solidariedade Feminista Internacional contra as Transnacionais: A MMM do Rio Grande do Norte realizou na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró, uma atividade do calendário da 6ª Ação Internacional com o seminário “Energia para o bem viver: por territórios feministas e soberanos”. A atividade reuniu mulheres de diversos municípios do RN e de estados vizinhos, Paraíba (PB) e Ceará (CE), marcando um espaço potente de denúncia, articulação e proposição política diante dos impactos causados pelos grandes empreendimentos de energia eólica e solar nos territórios.
Série de vídeos sobre os eixos da 6ª Ação:
Confira abaixo uma série de 4 vídeos que abordam os 4 eixos de luta trabalhados pela MMM nesta 6ª Ação Internacional: Economia feminista, Defesa dos bens comuns, Paz e desmilitarização, Fim da violência contra as mulheres.
Vídeo #1 – Economia Feminista
Vídeo #2 – Defesa dos bens comuns
Vídeo #3 – Paz e desmilitarização
Vídeo #4 – Basta de violência!