Feministas de todo o Brasil presentes na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

01/10/2025 por

Nesta segunda-feira, 29 de setembro, teve início em Brasília a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. A manhã foi marcada pela presença de ministras de Estado e do Presidente Lula, que anunciou importantes medidas em favor das mulheres e da garantia de direitos. Entre os destaques, foram aprovadas:
– Ampliação da Licença Maternidade para seis meses.
– Criação da Semana Nacional de Conscientização sobre cuidados com gestantes e mães.
– Pensão especial para crianças e adolescentes órfãos vítimas de feminicídio, oferecendo suporte às famílias.
– Lançamento de um edital para fortalecer os territórios pesqueiros artesanais, valorizando o trabalho das mulheres da pesca.

Na parte da tarde, as delegadas e participantes deram um passo importante para a organização da etapa nacional da Conferência, aprovando o Regulamento que guiará os próximos dias de debate e votação.

O 2º dia da Conferência, 30 de setembro, também foi de muita luta e debate. ​Pela manhã, as militantes da Marcha Mundial das Mulheres participaram como painelistas de temas centrais para a nossa luta, conectando o feminismo popular com as políticas publicas para as mulheres:

– ​Trabalho, renda, poder e cuidado: defendendo a autonomia econômica das mulheres
– ​Dimensão de gênero e raça nos impactos das mudanças climáticas: exigindo justiça climática
– ​Mulheres que envelhecem: debatendo direitos e políticas para uma vida digna na velhice
– ​Democracia e soberania: afirmando a emancipação das mulheres como pilar da soberania popular

​À tarde, contribuímos com nosso debate feminista para a construção das prioridades do caderno de propostas da Conferência. ​E, para fechar o dia, levamos a luta para a rua! Marchamos pelas ruas de Brasília, com a irreverência feminista para denunciar os ataques da extrema direita contra as mulheres. Batucando e marchando pela vida das mulheres e pela soberania dos povos, reafirmamos nossas propostas.

Acompanhe nossas notícias para saber sobre os debates dos dias seguintes! Esta quarta-feira, por exemplo, foi mais um dia de vitória: as propostas do eixo sobre saúde das mulheres, que inclui a legalização do aborto, foram aprovadas! Em breve publicaremos informações mais detalhadas.

Topo