Nota da Marcha Mundial das Mulheres sobre o assassinato de Antônia Ferreira dos Santos e Marly Viana Barroso no Pará
06/11/2025 por @admin
Mulheres e florestas em pé, violência patriarcal no chão!
Nós da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) manifestamos nossa indignação, dor e solidariedade diante do assassinato brutal das companheiras Antônia Ferreira dos Santos e Marly Viana Barroso em Novo Repartimento, sudeste do Pará.
Quebradeiras de coco babaçu do polo pesqueiro de seu território, a cerca de 500 quilômetros de Belém, as companheiras exerciam seu ofício quando foram atacadas, violentadas e assassinadas.
As mulheres saíram para trabalhar na manhã do dia 03 de novembro, segunda-feira, para coletar coco babaçu, como fazem tradicionalmente as milhares de mulheres extrativistas da Amazônia e do Cerrado, e não retornaram mais. Foram encontradas sem vida na noite do mesmo dia.
Enquanto exerciam o cuidado e sustento de suas famílias, comunidades e da natureza, tiveram suas vidas ceifadas pelo patriarcado capitalista.
Não se trata de um caso e isolado e sim mais uma manifestação da violência patriarcal racista e sistemática que a extrema direita e o agronegócio impõe sobre a vida das mulheres defensoras e guardiãs dos seus territórios.
Nos somamos às exigências das companheiras do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e ao GT de Mulheres da ANA, exigimos respostas o quanto antes das autoridades competentes, em especial do Governo do Estado do Pará, das Secretarias de Segurança Pública, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.
O Estado do Pará, prestes a receber a COP 30, sob uma lógica de intensa militarização do território de Belém, é o mesmo estado que lidera índices de violência contra militantes dos direitos humanos e territórios.
Queremos justiça, investigação, identificação e punição dos responsáveis, bem como proteção às famílias das vítimas e à comunidade local.
Seguiremos em marcha até que todas as mulheres e seus territórios sejam livres!
Marcha Mundial das Mulheres,
Novembro 2025