Reunião Nacional da Marcha Mundial das Mulheres em Mossoró/RN reúne mulheres de 21 estados do Brasil

08/12/2025 por

A Reunião Nacional da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) em Mossoró/RN, realizada nos dias 6 e 7 de dezembro de 2025, reuniu mulheres de 21 estados – incluindo RN, Ceará, Paraíba, Sergipe, Maranhão, Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Pará, Amazonas, Bahia, Amapá, Tocantins, Rio Grande do Sul, Paraná, DF e Espírito Santo. O encontro teve como foco a avaliação da 6ª Ação Internacional da MMM, refletindo sobre um ano intenso de mobilização feminista, onde as militantes reafirmaram seus compromissos e renovaram a convicção de que a luta popular é essencial para combater desigualdades e transformar a vida das mulheres.

Em 2025, a Marcha esteve presente em importantes processos de luta popular em todo o Brasil, como o Plebiscito Popular, a taxação dos super-ricos, a redução da jornada de trabalho sem redução salarial e o fim da escala 6×1. A MMM também contribuiu com propostas durante a 5ª Conferência Nacional de Mulheres, em Brasília, para o fortalecimento das políticas públicas e dos direitos das mulheres, além de atuar na Cúpula dos Povos frente à COP 30 e na 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, também em Brasília, sempre com a perspectiva do feminista popular, anticapitalista e internacionalista.

A atividade, de caráter organizativo, permitiu o debate sobre o contexto político atual e o planejamento de ações para o próximo período, incluindo a agenda do 8 de março, que abre o calendário de lutas feministas. Encerramos este ciclo com esperança e a certeza de que continuaremos a construir resistência feminista coletivamente.

Foi um momento importante para manifestarmos juntas e coletivamente enquanto MMM Brasil nossa solidariedade feminista internacional às mulheres e ao povo venezuelano “Companheiras da Venezuela, as mulheres da Marcha Mundial das Mulheres do Brasil estão oficialmente em solidariedade internacionalista e feminista contra o império e pela soberania do povos. Seguiremos em Marcha, até que todas sejamos livres”.

Resistimos para viver, marchamos para transformar!

📷 Samya Alves / MMM RN

Topo