Atividades de encerramento da 6ª Ação Internacional da MMM acontecem em diversas regiões do Brasil
16/10/2025 por @admin
Manifestações de rua, festival, atividades de formação e outros atos públicos acontecem entre 17 e 19 de outubro nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul
Sob o lema “Marchamos contra as guerras e o capitalismo, defendemos a soberania dos povos e o bem viver”, a Marcha Mundial das Mulheres (MMM) encerra sua 6ª Ação Internacional a partir deste 17 de outubro, Dia Internacional de Erradicação da Pobreza. No Brasil, as atividades estão organizadas em âmbito regional.
Recentemente em agosto, as mulheres da Região Norte, realizaram sua atividade do calendário da 6ª Ação em em Mosqueiro, distrito de Belém (PA), para o Encontro Regional Amazônico da MMM, com o tema “Alternativas feministas e populares para a justiça climática e o bem viver”, clique aqui e saiba mais.
Região Nordeste: Marcha Ousadia Feminista


O encerramento da região Nordeste será um grande ato público em solidariedade à Palestina, que começa às 15h30, na av. Presidente Dutra, em Mossoró, no Rio Grande de Norte. O ato terá trio elétrico, batucada feminista, boneca Frida e a chegada está prevista para as 17h30, na Esquina da Esquerda, onde haverá fanfarra de mulheres estudantes da Escola Estadual Prof. Eliseu Viana e Bloco Alô Frida e uma feira de economia solidária. O dia termina com show da Banda Balanceiras pela Palestina Livre, às 18 horas, com participação de Dayanne Nunes e Cabocla de Jurema.
Região Sudeste: Festival Ocupa Feminista


Já no Sudeste, a ação será na capital de São Paulo, com o Festival Ocupa Feminista, no centro da capital, que abrange o eixo temático “Fim da violência contra as mulheres, pela autonomia sobre nosso corpo e sexualidade”. A programação do evento compreenderá debates e rodas de conversa sobre a violência machista, feminicídio, direitos sexuais e reprodutivos, liberdade de expressão das sexualidades e identidades de gênero, além de banquete agroecológico, feira de economia solidária e atividades culturais, como apresentações musicais e de teatro, intervenções artísticas, cine debate, oficinas de plantas medicinais e artes manuais, exposição de fotografias e muito mais! O Ocupa é uma construção coletiva, envolvendo mulheres de todos os municípios em que a Marcha se organiza no estado de São Paulo e também conta com a participação de companheiras da MMM de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo. Confira a programação completa AQUI.
Região Sul: Encontro e Caminhada Feminista

No Sul, a atividade de encerramento acontece nos dias 18 e 19 de outubro em Florianópolis, Santa Catarina, com a presença de militantes de estados vizinhos: Paraná e Rio Grande do Sul. O encontro tem início com a Caminhada Feminista logo no dia 18 pela manhã, com concentração e café comunitário no SINTESPE, no Centro. Em seguida, as mulheres saem em Caminhada em direção a alfândega, com falas públicas, batuque e distribuição de material. Na Alfândega, será realizada uma tribuna livre com falas sobre os eixos, apresentações culturais e mais batucada. A tarde segue com rodas de conversa na Ocupação Marighela, visita à uma associação de economia solidária de reciclagem. No dia seguinte (19), as marchantes seguem para a Aldeia Pira Rupá, região da terra indígena Maciambu de etnia Guarani Mbyá para uma roda de conversa e formação junto com mulheres indígenas da comunidade.
Encerramento da 6ª Ação Internacional ao redor do mundo
Nessa mesma data, em todo o mundo, militantes da MMM das 5 regiões do mundo, África, Américas, Asia-Oceania, Europa, Oriente Médio e Norte da África, realizarão ações a partir da agenda de luta feminista do movimento.
Além disso, um webinário internacional será realizado dia 18 de outubro as 10H do Brasil, com interpretação nos idiomas internacionais da MMM: espanhol, inglês e francês. Clique para se inscrever.
