Declaração internacional da Marcha Mundial das Mulheres ao povo venezuelano

14/11/2025 por

Leia em espanhol, inglês e francês no site da MMM Internacional

A Marcha Mundial das Mulheres manifesta sua ampla solidariedade ao povo venezuelano, especialmente às mulheres venezuelanas, que resistem às agressões do governo dos Estados Unidos da América há mais de 20 anos.

Condenamos as pretensões do governo norte-americano de transformar o Caribe em um novo campo de batalha com uma mobilização de tropas e armamento sem precedentes neste século, cujo objetivo é subjugar a vontade popular e punir o povo venezuelano por defender seu direito à autodeterminação.

Condenamos as execuções extrajudiciais de mais de 60 pessoas no mar do Caribe e o uso indiscriminado da força militar contra pequenas embarcações pesqueiras e de trânsito entre o continente e as ilhas do Caribe. Condenamos a campanha do governo dos Estados Unidos contra o governo venezuelano e seus ataques a todo um povo digno, com falsas acusações de narcotráfico e terrorismo. Alertamos sobre o uso desses discursos como razão incontestável para cometer crimes de Estado e justificar suas ações à margem de qualquer lei. NÃO podemos continuar dando espaço à impunidade.

Condenamos o uso de sanções econômicas e o bloqueio financeiro que, durante anos, tentou subjugar a vontade do povo venezuelano. Denunciamos a aplicação de mais de mil medidas coercitivas unilaterais, o que significou uma guerra econômica contra o povo que afetou especialmente a vida das mulheres venezuelanas. Reconhecemos que, nesta guerra multifatorial, as mulheres venezuelanas têm sido a primeira linha de defesa em suas comunidades, mantendo em funcionamento os sistemas de cuidados e apoio comunitário. No entanto, sabemos que isso significa sobrecarga de trabalho em suas vidas e o agravamento de situações culturais estruturais que as tornam mais vulneráveis.

Estamos conscientes de que a vida das mulheres e das crianças, que o sistema de cuidados se tornou um alvo nesta guerra e, por isso, denunciamos o governo dos Estados Unidos e especialmente seu presidente como um agressor machista que fez da violência contra as mulheres parte de sua política externa.

Denunciamos que as manobras do atual governo dos Estados Unidos da América têm como objetivo impor-se como a única voz no mundo, estabelecer uma ditadura global e usar as riquezas das Américas como recursos para seu aparato de guerra e destruição, em benefício das transnacionais extrativistas.

Somos solidárias com os povos e governos que expressaram sua solidariedade e se posicionaram ao lado do povo venezuelano.

Convocamos todas as organizações e movimentos sociais a se mobilizarem pela paz no Caribe e no continente americano, bem como a expressarem sua solidariedade com as mulheres e o povo venezuelano no âmbito das ações do dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres.

Como movimento feminista popular e internacionalista, nos comprometemos a apoiar a soberania dos povos e seu direito de construir o bem viver.

Hoje, mais do que nunca, estamos ao lado da Venezuela.

Marcha Mundial das Mulheres

Novembro 2025

Topo