Por: Coletivo de comunicadoras de PE
No dia 27/04, ocorreu mais um ato que expressa a força e autonomia das mulheres, sobretudo, a força da mulher nordestina.
O que aconteceu? O Seminário Estadual da Marcha Mundial das Mulheres de Pernambuco (PE) rumo ao 3° Encontro da MMM Nacional – 2024, que ocorrerá entre os dias 06 a 09 de julho em Natal/RN e marca mais uma vez a potência política e histórica da Marcha Mundial das Mulheres.
O encontro ocorreu na Cooperativa Ecovida localizada na comunidade Palha de Arroz em Recife/PE. O seminário contou com a presença de militantes da Região Metropolitana do Recife e de grupos de mulheres de diversos territórios: Horta Comunitária das Guerreiras do Palha de Arroz, Comunidade Quinze de Novembro, Coletiva Liberta Elas, AMPAC, APEMAS, GMM e o Grupo de Saúde Condor Cabo Gato. Participaram, além dessas, mulheres urbanas, agricultoras familiares e assentadas da reforma agrária das cidades de Caruaru e Jupi. Mulheres de movimentos parceiros, CUT/PE, MST/PE, MMTR/NE, também marcaram presença com suas experiências e reflexões sobre pautas importantíssimas acerca dos desafios e direitos das mulheres.
As boas-vindas foram dadas para todas através de batuques, tambores, palestras, rodas de diálogos e uma bela homenagem a eterna Nalu Faria, que tanto nos ensinou e ensina, vivendo perenamente sob a vigência de seu legado.
Seguimos e seguiremos, juntas, fortalecendo e ampliando a nossa reflexão e organização, com nossa energia militante renovada. São as mulheres da Marcha Mundial que lutam e constroem alternativas para mudar a vida das mulheres em um só movimento a partir do feminismo popular. Prosseguiremos enfrentando, com a engenhosidade própria da luta feminista brasileira, o patriarcado capitalista, misógino, lesbofóbico e racista. É pelo fortalecimento de alianças com os movimentos sociais que obteremos êxito pela luta das mulheres e, também, a transformação do nosso mundo que, mais que nos contemple, expresse o projeto emancipador próprio da filosofia feminista.
Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres!