Marcha Mundial das Mulheres mobiliza o RN no Dia D do Plebiscito Popular 2025

13/08/2025 por

Mulheres, homens e juventude de diversas cidades do Rio Grande do Norte estão participando em peso, nesta quarta-feira (13), do Dia D do Plebiscito Popular 2025, organizado no estado pelas militantes da Marcha Mundial das Mulheres. A votação, que já acontece em todo o Brasil, tem como pautas centrais o fim da escala de trabalho 6×1 e a justiça tributária, para que quem ganha mais, pague mais impostos.

Em Mossoró, urnas foram instaladas na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, bairros Nova Vida, BH, Sumaré, na calçada da empresa AeC e nas comunidades de Jucuri e Mulunguzinho. A mobilização também está presente em Natal, Caicó, Apodi e Assú, além de outros 15 municípios potiguares.

Para Estefane Maria, militante da Marcha Mundial das Mulheres no RN, o momento é decisivo:
“Hoje é um dia muito importante para feministas do Brasil inteiro, especialmente aqui no Rio Grande do Norte. É o Dia D de mobilização da Marcha Mundial das Mulheres para o Plebiscito Popular. A gente tem um compromisso histórico de aprovar o fim da escala 6×1 nesse plebiscito, como também a taxação dos super-ricos. É momento da gente discutir o mundo do trabalho para garantir que a população consiga trabalhar menos, sem redução salarial, e viver mais. Simbora que a mobilização está só começando.”

Segundo o movimento feminista, a participação está sendo intensa e diversa, sensibilizando a população sobre a importância de garantir direitos e dignidade à classe trabalhadora, especialmente as mulheres que sustentam a vida.

Após o Dia D, a votação segue até 7 de setembro, com pontos fixos espalhados por todo o estado. É possível votar presencialmente, procurando a liderança de cada comunidade, território ou sindicato, ou de forma online, acessando a urna virtual da Marcha Mundial das Mulheres pelo link.

Além desta quarta-feira, a mobilização ganha um novo fôlego nesta sexta-feira, 15 de agosto, quando a Marcha Mundial das Mulheres, em articulação nacional, realizará um grande momento de votação em todo o país, marcado como o “Dia do Voto Feminista” no Plebiscito Popular. A ação pretende ampliar ainda mais a participação, reafirmando a força e a unidade das mulheres na luta justiça social e tributária.

Topo