Capa / Notícias / MMM convoca para sua 6ª Ação Internacional: Marchamos contra as guerras e o capitalismo, defendemos a soberania dos povos e o Bem Viver!

MMM convoca para sua 6ª Ação Internacional: Marchamos contra as guerras e o capitalismo, defendemos a soberania dos povos e o Bem Viver!

Acesse em espanhol, inglês e francês no site da MMM Internacional

Marchamos contra as guerras e o capitalismo, defendemos a soberania dos povos e o Bem Viver!

25 anos após o surgimento da Marcha Mundial das Mulheres (MMM), este ano, de 8 de março a 17 de outubro de 2025, convocamos os movimentos feministas e de mulheres de todo o mundo à se juntarem a 6ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, erguendo suas vozes contra as guerras e o capitalismo, pela soberania dos povos e pelo Bem Viver.

A 6ª Ação Internacional da MMM será um momento de mobilização e articulação global em nível local, regional e internacional. É um momento de tornar públicas e visíveis as alternativas feministas, reunindo mulheres para compartilhar ideias, debater alternativas e construir um feminismo internacionalista popular.

As quatro áreas de ação em 2025 serão:

  • Defesa dos bens comuns contra as empresas transnacionais
  • Economia feminista baseada na sustentabilidade da vida e na soberania alimentar
  • Fim da violência contra as mulheres, autonomia sobre os corpos e sexualidades
  • Paz e desmilitarização

Símbolo das ações de 2025: Tenda

O símbolo comum da 6ª Ação Internacional da MMM em 2025 será a tenda, que representa os efeitos do capitalismo dos desastres, com as guerras, os deslocamentos e pessoas migrantes, como também representa um refúgio para os povos, a sabedoria ancestral e o conhecimento em muitas culturas. Em 2025, essa tenda sediará nossas atividades culturais, debates e formações e será decorada com nossos símbolos culturais, logos e emblemas de nossas lutas feministas.

  • Confira o calendário de atividades da 6ª Ação Internacional:

18 de fevereiro: Conferência de imprensa como pré-lançamento da 6ª Ação Internacional

Em 18 de fevereiro, Dia da Mulher Saharaui, a MMM realizará um pré-lançamento virtual de sua 6ª Ação Internacional. A transmissão on-line anunciará o início das atividades da 6ª Ação Internacional, programada para 8 de março em Tindouf, no Saara Ocidental.

Convidamos todas as mulheres de movimentos de todo o mundo a se juntarem a nós neste pré-lançamento que organizamos em conjunto com a União Nacional das Mulheres Saharauis no Dia Internacional de Solidariedade com as Mulheres Saharauis.

8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres e início da 6ª Ação Internacional

A 6ª Ação Internacional terá início no Saara Ocidental em 8 de março, juntamente com marchas e ações simultâneas em todo o mundo. Em Tindouf, serão realizados quatro dias de atividades em “Khayma”, a tenda saharaui que representa a luta de libertação do povo saharaui. Você pode encontrar o folheto sobre o Saara Ocidental aqui.

ESPECIAL: Chamado de cartazes: pela autodeterminação dos povos e libertação do Saara Ocidental

O portal Capire convida mulheres e pessoas dissidentes de gênero, artistas, ativistas e coletivos apoiadores a se unirem a essa mobilização mundial de solidariedade feminista com as mulheres que sustentam a vida e a luta no Saara Ocidental.

Alguns materiais podem inspirar a produção dos cartazes, como o minidocumentário Uma bandeira fincada na areia: mulheres saarauís construindo soberania, produzido pelo Capire e pela MMM, o documento de formação sobre o Saara Ocidental e as lutas das mulheres saarauís produzido pela MMM (disponível em espanhol, inglês e francês) e os diversos conteúdos em texto publicados aqui. Os cartazes submetidos serão exibidos na tenda saaraui, em Tindouf.

Clique aqui e saiba como participar enviando seu cartaz!

30 de março, Dia da Terra da Palestina

A MMM convoca as Coordenações Nacionais e grupos a organizarem atividades no dia 30 de março para denunciar o genocídio e se solidarizar com nossas irmãs e o povo palestino. Aqui você pode encontrar o folheto sobre a Palestina preparado pela região do Oriente Médio e Norte da África (MENA).

24 de abril a 1º de maio: Semana de Solidariedade Feminista Internacional contra o Poder das Transnacionais

De 24 de abril a 1º de maio, nos conectaremos globalmente por meio de ações territoriais e virtuais, articulando nossas lutas e resistências, denúncias e alternativas sobre como enfrentamos o poder das empresas transnacionais em nossos contextos enquanto Marcha Mundial das Mulheres.

Barco Feminista da Paz

O Barco Feminista da Paz no Mediterrâneo, também conhecido por se tornar um verdadeiro cemitério de pessoas migrantes e refugiadas, conectará 3 continentes em torno da bacia do Mediterrâneo e será acompanhado por 3 dias de treinamento da Escola Internacional para Formação Feminista Berta Cáceres (IFOS). O barco navegará da Argélia até a Turquia, com algumas paradas ao longo do caminho.

21 de setembro: Dia Mundial da Paz

Entre 21 e 25 de setembro, a Coordenação Nacional do Nepal sediará uma reunião internacional reunindo delegadas dos países onde as atividades da 6ª Ação Internacional foram realizadas. As CNs também precisarão mobilizar recursos para financiar suas delegações para que levem seus símbolos a serem exibidos em uma grande tenda em Kathmandu, Nepal.

17 de outubro: 24 horas de ação feminista contra o capitalismo e as guerras

O dia 17 de outubro é a data de encerramento da 6ª Ação Internacional. Espera-se que os países organizem ações e atividades do meio-dia às 13 horas em todos os fusos horários.

Estaremos unidas e articuladas em torno das pautas da economia feminista,
 a desmilitarização, exigindo paz e autonomia sobre nossas próprias vida,

  nossos corpos e territórios!

*Para qualquer informação ou dúvida, entre em contato diretamente com [email protected].

Clique aqui para baixar o cartaz com a arte em português no formato PDF

Sobre @admin