Acontece amanhã (22), em São Paulo, no auditório da APEOESP (Praça da República, 282), a partir das 19h, o ato político “Resistências dos povos contra o neoliberalismo, o poder corporativo, e pela democracia”.
Convocado pela Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo e a Campanha Global contra o poder das corporações, o ato político é parte das mobilizações rumo ao encontro continental da Jornada que acontecerá entre os dias 16 e 18 de novembro em Montevidéu, no Uruguai, e que reunirá mais de 3 mil pessoas de diversas organizações das Américas.
Entre os movimentos que estarão presentes estão Via Campesina, Jubileu Sul Américas, ATALC, Confederação Sindical das Américas – CSA, Marcha Mundial das Mulheres, CUT, MAB, MTST, Espaço Sem Fronteiras entre outros.
Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo
Surgida em 2015, a Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo é uma articulação dos movimentos sociais das Américas. Segundo Nalu Faria, militante da Marcha Mundial das Mulheres, “os principais propósitos da Jornada são a luta contra o livre comércio, contra as transnacionais, pela democracia e pela integração. Buscamos construir uma agenda de lutas que mobilize o conjunto dos movimentos sociais de toda a América e do Caribe na tentativa de uma unidade e que a partir dela possamos construir, de fato, um outro modelo, uma outra sociedade, e que nela impere o bem estar de todas e todos e não os ganhos do mercado e o lucro do capital”.