A Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres acontece a cada 5 anos em todo o mundo e é um momento de síntese das lutas das mulheres do mundo entre março e outubro. Em 2010, no Brasil, fizemos uma grande Ação em São Paulo, que contou com a presença de mais de 3.000 mulheres de todo o Brasil caminhando de Campinas até a capital, espalhando o feminismo por onde passamos e dizendo para as pessoas os motivos pelos quais marchamos.
Nós, do Rio de Janeiro, estamos desde o início do ano construindo essa Ação junto com as companheiras de São Paulo e com diversas organizações, movimentos e coletivos, que tem como tema Paz e Desmilitarização. Uma pauta que vem dos países em conflito, como a Palestina, mas que diz muito sobre a nossa realidade. Desde já, realizamos oficinas sobre (des)militarização e feminismo nos territórios afetados pela militarização: São Gonçalo, Vila Autódromo, Favela da Maré, Favela do Alemão, Méier, Benfica e Campo Grande, além de oficinas com mulheres jovens universitárias.
Acreditamos que para transformar o mundo precisamos de mais mulheres protagonizando a política. E nada mais transformador do que a cultura feminista! Juntas construiremos uma linda ocupação das ruas da zona norte do Rio com muita cultura, pois é assim que nós mulheres fazemos política: com muita solidariedade, crítica ao patriarcado e irreverência!
Serão diversos espaços de intercâmbio, rodas de conversas auto organizadas, ocupação do espaço público com oficinas feministas, apresentação de grupos de mulheres e show com artistas mulheres, dando visibilidade à produção das mulheres. Além disso, o encerramento da Ação será um grande ato, que está sendo construído coletivamente com diversos movimentos, coletivos e organizações, além de lideranças das favelas cariocas e vai colocar a mulherada na rua com muita animação para dizer NÃO à militarização dos nossos territórios, vidas e corpos!