Capa / Notícias / Saiba mais sobre o café feminista e popular do Encontro Nacional da MMM

Saiba mais sobre o café feminista e popular do Encontro Nacional da MMM

Por Coletivo de Comunicadoras

Soberania alimentar, economia solidária e agroecológica

“A comida é o coração, sem comida, não há revolução!” Para começar o dia com muita disposição e energia para os debates, a comissão de alimentação do 3º Encontro Nacional da Marcha Mundial das Mulheres “Nalu Faria” garantiu um café da manhã com comida agroecológica, produzida com muita diversidade, para todos. O café da manhã foi produzido pela União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

Sucos, frutas, cuscuz, bolo, batata-doce, macaxeira e café com leite compunham o menu diário matinal. “O bolo foi produzido pela Coopotengi, que é da comunidade quilombola de Bom Jesus, no Potengi”, contou Neneide de Lima, da Cooperxique, do Rio Grande do Norte (RN), cooperativa que integra a Unicafes.

“A batata-doce também veio do Potengi e o cuscuz é parceria nossa com a cooperativa da Bahia”, completou. A polpa de fruta utilizada para fazer o suco foi fornecida tanto pela Coopau, que fica em Umarizal, como a Cooperxique, gerenciada pelo grupo Mulheres Decididas a Vencer, que também forneceu frutas, creme e nata (manteiga de garrafa).

Já o leite em pó é de uma cooperativa Terra Livre, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Rio Grande do Sul, e a macaxeira é da Cooap, localizada em Ceará-Mirim, no assentamento Patativa do Assaré, e que também integra a Unicafes. As frutas, como banana e melão, são da cooperativa Coopabev e o melão é da Copap.

O kit do lanchinho da tarde compôs o pacote de energia para as militantes e continha mel e castanha de caju produzidos por duas cooperativas, além de biscoito feito por uma unidade familiar. Também foi garantido o alimento sem produtos de origem animal para as companheiras veganas do encontro.

Mais de uma centena de mulheres das cooperativas se envolveram nessa produção de alimentos para o encontro. E várias militantes dos estados se integraram à comissão de alimentação para ajudar na distribuição dos mais de 750 kits de café da manhã no alojamento no CAIC, organização das filas e apoio logístico geral mostrando, na prática, os princípios da organização feminista, agroecológica e solidária da Marcha Mundial das Mulheres (MMM).

O Encontro Nacional termina na tarde desta terça-feira (9). Confira como foi a programação completa AQUI e acompanhe a cobertura do evento pela página e redes sociais do movimento.

Instagram: https://www.instagram.com/marchamulheres/
Facebook: https://www.facebook.com/marchamundialdasmulheresbrasil
Twitter: https://twitter.com/marchamulheres

Sobre @admin