Último dia da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres se encerra com vitórias
02/10/2025 por comunicadoras
Nesta segunda-feira, 29 de setembro, teve início em Brasília a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, com a presença de milhares de mulheres dispostas a debater propostas e políticas. Publicamos um informe detalhado dos dois primeiros dias aqui. O último dia da Conferência aconteceu em 01 de outubro e foi marcado por vitórias políticas importantes.
A Marcha Mundial das Mulheres participou de todas as etapas. Discutimos e aprovamos propostas feministas que incidem diretamente em políticas públicas para transformar a vida das mulheres no Brasil, em toda sua diversidade. Na Conferência e nas ruas, afirmamos: não aceitamos retrocessos!
Defendemos a transversalidade das políticas para as mulheres. Por isso as propostas defendidas e aprovadas na plenária final se dirigem a todo o Governo Federal, assim como ao Congresso Nacional e ao Sistema de Justiça.
Entre as propostas essenciais garantidas pela plenária, com mais de 90% de aprovação das delegadas presentes, estão:
- Democracia e orçamento: reforma política com paridade de gênero, orçamento público para as políticas para as mulheres, assim como o fortalecimento dos organismos de políticas para mulheres em todo o país.
- Trabalho e renda: redução da jornada de trabalho por meio do fim da escala 6×1, valorização do salário mínimo, garantia da igualdade salarial, e políticas de autonomia para as mulheres jovens.
- Mulheres rurais: reforma agrária e acesso à terra, fortalecimento dos programas para mulheres do campo, da floresta e das águas, quilombolas, ribeirinhas, bem como o fortalecimento da economia solidária e da produção agroecológica.
- Direitos e cuidado: ampliação do acesso a creches, atenção à saúde das mulheres idosas, enfrentamento à violação sexual e política, e o combate ao feminicídio no Brasil. Políticas de enfrentamento ao racismo, discriminação de gênero e sexualidade, e atenção às mulheres com deficiência em toda a sua diversidade.
- Direitos sexuais e reprodutivos: garantia ao direito ao aborto legal. Defendemos que o corpo é nosso, é nossa escolha, é pela vida das mulheres!